Receita Federal amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel

Sem categoria 23 de abril de 2022


Por meio de uma instrução normativa, publicada em 16 de março passado, a Receita Federal mudou regras para isenção do IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) na venda de imóvel para a compra de outra residência para quem utilizar os recursos para quitar, total ou parcialmente, financiamentos imobiliários contratados anteriormente.
Para ter direito ao benefício, a quitação deve ser feita em até seis meses da venda do primeiro imóvel. A regra da Receita estabelece que vendedor deum imóvel paga alíquota de 15% a 22% sobre o ganho de capital. A isenção foi criada em 2005 às pessoas que usam o lucro do negócio para trocar o imóvel em até 6 meses. Agora, também será possível utilizar o valor da isenção para abater o débito do financiamento imobiliário anterior, caso também seja respeitado o prazo de 180 dias.

Ao exigir o respeito a uma ordem cronológica – primeiro seria necessário vender um imóvel e depois, em até 180 dias, comprar e pagar um novo – o Fisco acabou criando um entrave para o uso do benefício fiscal.

“É comum que os imóveis sejam adquiridos em fase de construção, o que torna impraticável que a pessoa venda primeiro o imóvel onde mora, para depois comprar outro onde morará. Outra situação comum é a pessoa buscar um imóvel que deseja comprar já pronto, celebrar um contrato de compra e venda e, somente depois, conseguir vender o imóvel em que o imóvel em que vive”.
Pesquisa elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS, em parceria com a Alphaplan – Inteligência em Pesquisas e a Órulo, mostrou que em fevereiro último. taxa de velocidade de vendas (relação de unidades vendidas sobre a oferta total) de imóveis em Porto Alegre foi de 2,9%, contra 6,4% do mês imediatamente anterior (janeiro de 2022). Foi a taxa mais baixa registrada nos últimos 12 meses (mar/21 a fev/22) conforme apurou o Panorama do Mercado Imobiliário.

Em comparação a fevereiro de 2021 e 2020, a taxa de velocidade foi de 3,1% e 4% respectivamente, com a ressalva que nestes meses a pesquisa contemplava, em seu banco de dados, as unidades do Casa Verde Amarela. A pesquisa registrou ainda uma preferência do mercado pelos imóveis prontos, com uma participação de 65% do total comercializado (177 unidades, entre unidades residenciais verticais, comerciais e horizontais). O Panorama do Mercado Imobiliário, que abrange mais de 80% do mercado, registra em fevereiro de 2022 uma estimativa do potencial de receita de R$ 6,3 bilhões (Valor Geral de Vendas -VGV), com o estoque de 5.942 unidades.

Dados cartográficos ©2021 Google
Dados cartográficos ©2021 Google
Schumacher Negócios Imobiliários Av. Chicago, 91
Floresta - Porto Alegre/RS
CEP: 90240-010

Dados cartográficos ©2021 Google
Dados cartográficos ©2021 Google
Schumacher Estilo Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221/601
Bela Vista - Porto Alegre/RS
CEP: 91330-000